I SEMINÁRIO REGULATÓRIO SEMESB/Abames – 2022 (PRESENCIAL)

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Temas:

  • ENSINO HIBRÍDO (Presencial /EaD) e extensão.*
  • SEGURANÇA JURÍDICA e o processo regulatório.*
  • O novo ensino médio e o ENEM*
  • Novas diretrizes do curso de Direito*
  • Censo 2020 – Recortes BR/NE/BA*

*Conforme programa do seminário.

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HÁ MAIS DE DOIS ANOS O MUNDO INTERATIVO DAS ORGANIZAÇÕES SUCUMBIU A PANDEMIA DO COVID-19

Muitas mudanças aconteceram nos últimos 2 anos no Brasil e no mundo, em decorrência da Pandemia do COVID-19, o ensino (no nosso caso superior privado) precisou se adequar às novas regras oriundas deste processo, a celeridade com que os fatos aconteceram trouxeram novidades no aspecto regulatório e uma grande insegurança jurídica quanto nas práticas acadêmicas exigindo que a curricularização fosse ajustado frente à nova realidade, o ensino mediado através de plataformas digitais; novas possibilidades na oferta do EaD e da extensão no ensino presencial e a consequente tendência migratória para o ensino híbrido, tudo isto  trouxe implicações no planejamento do ensino tornando-o mais compatível aos  métodos,   meios criativos e interativos que  passaram a se constituir numa nova realidade para o setor. 

Em um cenário com tantas intercorrências inevitavelmente muitas demandas instigam as IES, seus dirigentes e gestores:

A grande pergunta é o que fazer, como fazer, e do ponto de vista regulatório, como será mais seguro fazer:

  • Ensino presencial, EaD e/ou ensino híbrido, o que oferecer e como oferecer?
  • Quais as normas jurídicas que estão por trás das oportunidades de oferta para o ensino híbrido?
  • Qual a segurança jurídica para essa oferta?
  •  Como atender da melhor forma a oferta do EaD (40%) dentro dos cursos presenciais?
  • Como melhor aproveitar as atividades extensionistas dentro desse processo de curricularização?
  • Como preservar as Diretrizes Curriculares e seus parâmetros?
  • Como está o processo de curricularização do planejamento, das metodologias e possibilidades para oferta desse ensino?
  • Quais os métodos, meios e plataforma disponíveis para desenvolver ou mediar a prática do ensino híbrido? 
  • Como contemplar e oferecer as atividades práticas nesse novo processo?
  • A oferta híbrida e seus impactos de custos e precificação frente à nova realidade?

Estas e outras demandas precisam ser debatidas, entendidas e atendidas. É neste sentido que a proposta do Seminário Regulatório SEMESB/Abames nos permitirá o debate coletivo de forma objetiva buscando o melhor entendimento desta nova realidade.

É hora de retomar as atividades presenciais para trocarmos experiências, conviver e construir juntos este novo desafio, para isso o SEMESB realizará este seminário em apoio ao segmento do ensino superior particular na Bahia.

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