Projetos

O Projeto GESITI/Educação 4.0: Uma IES do Futuro.

INDICE:  

                   I.     RESUMO DO PROJETO.
II.    QP –Questionário Prospectivo: MÓDULO ESTRUTURANTE,  TC -TERMO DE
COOPERAÇÃO-, RPL -RELATÓRIO DE PESQUISA LOCAL- e,  META.
III.   MÓDULOS INOVADORES.
IV.   PERSPECTIVAS FINAIS.

I.    RESUMO DO PROJETO. O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, (CTI), localizado em Campinas/SP, é uma unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e     Comunicação (MCTIC) e, está coordenando o projeto “GEstão dos SIstemas e Tecnologias em uma Instituição de Ensino Superior” –GESITI/Educação 4.0– envolvendo universidades brasileiras e internacionais.
O projeto em por objetivo o estudo prospectivo (Multifocal) das “Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação em Instituições de Ensino Superior”, pública e/ou privada (IES), com analise desse estudo em uma região, estado ou mesmo em um país, visando mapear as suas necessidades e demandas, realizar publicações & análises de desdobramentos e, principalmente a utilização em tomadas e decisões & políticas públicas.

Muito semelhante ao projeto GESITI/Hospitalar que já concluiu dezenas de cooperações -nacionais e internacionais-, com dezenas de publicações, o Projeto GESITI/Educação é também  multifocal e realizado exclusivamente com IES.

O instrumento básico desse projeto prospectivo em GESITI/Educação teve como base a adaptação da “Metodologia e Ferramenta Prospectiva” utilizada no GESITI/Hospitalar, a qual já foi testada e validada pelas dezenas de participantes no Projeto GESITI/Hospitalar. Desse modo, desenvolvemos uma Metodologia e Ferramenta Prospectiva para o Projeto GESITI/Educação.

Como Participar do Projeto GESITI/Educação 4.0 e ter Acesso ao Questionário Prospectivo -QP-?  A participação se dá através da assinatura de um Termo de Cooperação –TC– entre o Projeto GESITI/Educação do CTI e, um representante da IES -exatamente o mesmo modelo do Projeto GESITI/Hospitalar-. A exemplo do projeto GESITI/Hospitalar, as respostas -dados- obtidas através da aplicação do QP -os DADOS NÃO PROCESSADOS-, aplicação esta conduzida pelo “Responsável pelo Cooperação” -conforme Assinatura do TC-, serão de posse -guarda única e exclusiva desse Responsável, conforme assinado no TC.
Esses dados não processados, coletados nas IES pelo “Responsável pelo Cooperação” -da mesma forma que o Projeto GESITI/Hospitalar-, não serão disponibilizadas nem para o Programa GESITI e, tampouco para os autores dos Módulos Inovadores (*). No entanto, o “Responsável pelo Cooperação” deverá, em contrapartida ao recebimento do QP -conforme também assinado no TC-, preparar e disponibilizar um Relatório de Pesquisa Local completo –RPL completo: LOCAL sendo a região onde a pesquisa foi realizada-, com conclusões LOCAIS & análise de desdobramentos, etc -ver detalhes no item II neste documento-.
Finalmente, o RPL NÃO conterá informações ou citações sobre em qual IES o QP foi aplicado e, o RPL será publicado -acesso livre- no site do Programa GESITI 4.0 como “Relatórios Técnicos Científicos, ISSN”, a exemplo do Projeto GESITI/Hospitalar.

II.    QUESTIONÁRIO PROSPECTIVO -QP, TERMO DE COOPERAÇÃO -TC-, RELATÓRIO DE PESQUISA LOCAL -RPL- e META … 

III.  * MÓDULOS INOVADORES [1,7]: São 7 -sete- os módulos inovadores que estão compondo -via perguntas-, o Módulo Estruturante do QP/Educação.
Visando melhoria da Ferramenta Prospectiva -QP/Educação-, Parceiros Especialistas do Programa GESITI colaboraram com a proposta construindo, a pedido -via Termo de Cooperação e com cessão dos respectvos conteúdos ao Projeto GESITI/Educação 4.0-, sete -7- módulos prospectivos inovadores para compor a ferramenta prospectiva geral -O Módulo Estruturante-:
     #  MÓDULO ESTRURANTE: Questões Gerais GESITI/Educação.

  • MÓDULO 1: Alavancas de Resultados Dentro de um Sistema de Gestão Educacional 4.0.
    Este módulo visa avaliar através de 5 itens contextuados, a situação atual de uma Instituição de Ensino Superior –IES– relativamente às principais de melhorias de sua gestão.   Autor: Izabela Murici. Empresa: “FALCONI Consultores de Resultados”
  • MÓDULO 2:  Gestão do Conhecimento em uma IES 4.0.
    Este módulo visa avaliar o nível de Gestão de Conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior -IES- bem como a capacidade de transmitir conhecimentos que possam ser aplicados pela sociedade na resolução de seus problemas e melhoria da condição de vida de seus cidadãos. O Conceito “Educação 4.0, Universidades como Centros de Competências do Conhecimento” é intrinsico trabalhado neste módulo 2.  Autor: Sergio Silva.  Empresa: “DAMA Brasil”
  • MÓDULO 3:  Segurança da Informação em uma IES 4.0 -a informação é um recurso essencial para que a organização atenda seus objetivos estratégicos, táticos e operacionais-.
    O Conceito “Educação 4.0, IES como Centro de Competências do Conhecimento” depende deste Modulo para garantir a Confiabilidade da Informação e atingir os seus objetivos.
    Portanto, este módulo visa avaliar a Maturidade da Gestão da Segurança da Informação de uma IES-, considerando controles estruturais e fundamentais para um adequado tratamento da informação.   Autor: Professor Edison Fontes.  Empresa: “NÚCLEO Consultoria em Segurança”  
  • MÓDULO 4: Fluxo de Conhecimento & Oportunidades de Inovação em uma IES 4.0.  
    Este módulo visa avaliar o Fluxo do Conhecimento, possíveis gaps, ou focos para melhoria no processo de Gestão da Informação da organização bem como identificar oportunidades de inovação. Participando dessa pesquisa do Projeto GESITI/Educação 4.0 você estará colaborando com a melhoria e identificação de necessidades a serem sanadas dentro do fluxo do conhecimento disponível hoje em uma IES 4.0. [Em atualização]: Estamos passando por oportunidade única, uma evolução que estamos precisando referente as mudanças de comportamentos de ativo para passivo e, de preparar alunos para no mundo, em uma instituição que será criada nos próximos anos. Portanto, uma outra perspectiva, um outro modo de atuar e praticar o ensino e desenvolver a aprendizagem para um novo tipo de perfil que será necessário para um novo tipo de sociedade em emergência.  Autor:Professora Liliane de Queiroz Antonio.  Empresa: “Business, Innovation and Education Consultant”
  • MÓDULO 5: Acessibilidade em uma IES.
    Este módulo visa avaliar as condições de acessibilidade da instituição, para que se tenha uma equiparação de oportunidades para alunos, docentes e funcionários com e sem deficiência e, verificar a disponibilidade de recursos de Tecnologia Assistiva, assim como a existência de ambientes acessíveis.   Autor: Fabiana Fator Gouvêa Bonilha.  Empresa: “CTI Renato Archer”
  • MÓDULO 6: Empreendedorismo nas IES.
           Este módulo visa avaliar de que maneira o empreendedorismo é trabalhado dentro das IES.   Autor: Roberto Mayer.  Empresa: “MBI”
  • MÓDULO 7: Gestão da Comunicação.
    Este módulo visa a avaliar a Gestão da Comunicação em uma Instituição de Ensino Superior (IES), considerando a existência de política institucional de comunicação e a atuação de setor(es) voltados à comunicação institucional.   Autor: Professora Mirna Tonus.   Empresa: “Universidade Federal de Uberlândia (UFU)”

IV – PERSPECTIVA FINAL: estamos seguros que a partir desses RPL/RPI/RRR apresentaremos subsídios confiáveis para uma melhor tomada de decisão em questões de interesse dos gestores frente a uma melhor eficiência e eficácia da gestão educacional, pública ou privada.
Embora não seja abordado de forma direta, o resultado final, derradeiro, decorrente da pesquisa é uma melhoria significativa no processo de gestão e tomada de decisões, refletindo em pessoas mais satisfeitas com o sistema educacional do Brasil e Países participantes.
CONTATO: GESITI@cti.gov.br  
HISTÓRICO do Projeto GESITI/Educação 4.0: Proposta inicial do Projeto foi destaque em Congresso Internacional/2015. Confira: Em um cenário onde as Instituições de Ensino Superior debatem questões como: 1. Manter o interesse do aluno em sala de aula? e 2. Os padrões tradicionais de ensino e aprendizado interagem com o crescimento exponencial da disponibilização informação? e outros temas; propomos a apresentação desse projeto “Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação em Instituições de Ensino Superior (GESITI/IES)”, uma proposta de pesquisa que visa responder esses e outros questionamentos… No Sumário do Projeto -página 3-, apresentamos as propostas -tópicos- para o estudo exploratório.
Conforme informado no parágafo anterior estamos convidando especialista para compor outros Módulos para o Projeto GESITI/Educação.

Outras informações sobre o PROJETO GESITI/EDUCAÇÃO -em atualização…-

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