ArtigosES/ATUALIDADESMECNotícias Recentes

Compreenda a importância dos dados educacionais para a gestão de sua IES!

Entenda o conceito de dados educacionais, quais são os principais indicadores e a importância deles para uma análise assertiva!

Os dados educacionais trazem informações importantes para os gestores das instituições de educação superior (IES). Por exemplo, o desempenho e o nível de satisfação dos alunos de um curso, a qualidade da infraestrutura universitária, e as taxas de matrículas e evasão.

Por meio da análise destes dados, o responsável pela gestão universitária obtém um panorama de sua instituição. Assim, consegue identificar quais são as lacunas e como pode melhorar. 

Além disso, o planejamento estratégico se torna mais assertivo, pois os gestores conseguem buscar soluções e ferramentas específicas, a fim de melhorar a qualidade do ensino. 

São vários os indicadores educacionais que podem oferecer estes dados. Os instrumentos nacionais, produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) são muito conhecidos. Seus indicadores de qualidade, como o Conceito Enade e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), são essenciais para a manutenção da boa reputação da IES.

Com bons indicadores, a universidade progride como um todo: seus cursos têm maior qualidade, cumprindo a função social da instituição; e, consequentemente, ela melhora sua captação de alunos, atraindo um público cada vez maior.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre dados educacionais. Explicaremos este conceito, passando pelos principais indicadores, e também demonstrando a importância da análise destas informações pela gestão universitária. Boa leitura! ACESSE O ARTIGO COMPLETO (CLIQUE AQUI)

WhatsApp chat