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Um ensaio sobre ensino superior mediado por tecnologias e plataformas digitais e o ensino superior à distância – EaD.

Contextualização:

Diante da situação emergencial em decorrência da Pandemia do COVID-19, que o mundo enfrenta neste momento, várias são as intercorrências e desajustes na vida das pessoas e das organizações, o que vem causando impactos devastadores nas diversas atividades econômicas em geral, com efeito catastrófico diretamente a quem emprega e/ou aquele que é empregado em se tratando de pessoas físicas e jurídicas.

Diversos setores da economia, alguns em especial principalmente nas áreas de serviços, apresentam um quadro devastador como é o caso em particular das instituições que atuam no segmento de ensino privado em qualquer dos níveis ofertados.

Em relação ao ensino superior particular nos últimos anos, notadamente a partir de 2015-2016, o Pais apresentou uma performance econômica ruim em decorrência vários fatores, sociais, políticos e econômicos que impactou severamente no nível de emprego e renda das pessoas, com um elevado impacto no nível de credito que culminou em grave elevação do endividamento e inadimplência por parte das pessoas concomitantemente em decorrência deste cenário tivemos o agravante de que o financiamento estudantil público – FIES, apresentou uma queda vertiginosa na oferta de bolsa do SisFIES, caído de 730 mil bolsa em 2016 para terríveis 100 mil bolsas em 2018 e seguintes, o que resultou em todo o país não preenchimento das vagas oferecidas em decorrência do cenário descrito anteriormente.

Acesse neste link o estudo completo.

Gilberto C. Martins – Economista e Consultor do Ensino Superior

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