ES/ATUALIDADESNotícias Recentes

Instituições privadas têm papel importante na evolução da Educação

Responsáveis pela formação de 16 milhões de estudantes, entidades do setor particular apontam 10 pautas para alcançar um ensino mais forte.

Em meio a tantos debates para melhorar a qualidade do ensino no Brasil, é importante não apenas ouvir, mas investir também no setor privado da Educação. Afinal, cerca de 16 milhões de alunos brasileiros estudam em instituições particulares em todos os níveis, e mais de 80% deles estão nas classes C, D e E, com renda familiar per capita mensal de até três salários-mínimos (R$ 3.960).

Inclusive, segundo o Censo de Educação Superior 2022, as instituições privadas correspondem a 87% do total de faculdades, centros universitários e universidades no Brasil; e são responsáveis por capacitar 75% dos estudantes de nível superior, ou seja, cerca de 6,3 milhões de universitários.

Devido a essa importância, o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular lançou a campanha #EducaçãoMaisForte. O objetivo do movimento é mobilizar comunidades escolar e universitária, Executivo e Legislativo federais e sociedade como um todo para a relevância das instituições de ensino privadas no contexto da Educação brasileira.

“Essa campanha busca mostrar que uma educação mais forte é importante para este momento do país e a nossa contribuição, como setor privado, nunca foi tão relevante. Seja pela representatividade, capilaridade ou o nosso alcance, temos um papel extremamente pertinente no desenvolvimento do Brasil agora e no futuro.

”Celso Niskier, presidente do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular

Pensando no papel das instituições privadas na melhoria da qualidade do ensino, na inclusão e na diversidade, na modernização dos processos educacionais e na retomada econômica, a campanha #EducaçãoMaisForte identificou 10 pontos de atenção e debate entre as entidades representativas, a sociedade e o poder público. São eles:

LER MAIS […]

WhatsApp chat