ENADE ATUALIZAÇÕESES/ATUALIDADESNoticiasSem categoria

Ranking Universitário da Folha de São Paulo elege o curso de Medicina da Bahiana como o melhor do Norte, Nordeste e Centro Oeste e um dos cinco melhores do Brasil

Também foram destaque os cursos de Fisioterapia e Biomedicina.

Entre todas as instituições privadas do Brasil, o curso de Medicina da Bahiana foi considerado um dos cinco melhores do país e o primeiro colocado não somente no estado da Bahia, mas em todo o Norte, Nordeste e Centro Oeste, tanto entre instituições públicas como privadas. É o que revela o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF), promovido pelo jornal Folha de São Paulo, divulgado este mês. Considerando o universo dos 350 cursos oferecidos pelas instituições brasileiras públicas e privadas, o curso de Medicina da Bahiana alcançou a 32ª colocação.

Também em primeiro lugar estão os cursos de Fisioterapia e Biomedicina entre todas as públicas e privadas do Norte, Nordeste, Centro Oeste, sendo que Fisioterapia ainda ocupa o primeiro lugar considerando as públicas e privadas da região Sul do Brasil. Fisioterapia também conquistou o terceiro lugar entre todas as instituições privadas nacionais e foi o 16º colocado entre os 700 cursos oferecidos pelas instituições públicas e privadas brasileiras. Por sua vez, o curso de Biomedicina alcançou a 4ª colocação entre as instituições privadas do Brasil e a 17ª posição considerando todas as públicas e privadas do país, em um universo de 500 cursos oferecidos.

Os demais cursos da Bahiana, Educação Física, Enfermagem, Odontologia e Psicologia destacaram-se entre os 10 melhores entre todas as escolas públicas e privadas da Bahia. Os dados coletados pela equipe da Folha, que compõe o RUF, são oriundos de bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, em bases do Inep-MEC (Censo da Educação Superior e Enade), em agências estaduais e federais de fomento à ciência e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

https://www.bahiana.edu.br/noticia/38822/ranking-universitario-da-folha-de-sao-paulo-elege-o-curso-de-medicina-da-bahiana-como-o-melhor-do-norte-nordeste-e-centro-oeste-e-um-dos-cinco-melhores-do-brasil/

WhatsApp chat